quinta-feira, 21 de abril de 2016

A Matemática do 3ºano do 1ºciclo...

O 3ºperiodo chegou e com ele novas matérias, datas para os testes finais...e o stress de filho e pais.

Alguns dos colegas do A. andam atrasos na realização dos tpc's e por essa razão o A. não tem trazido todos os dias tpc's para fazer...mas quando traz, são dos "bons".
Nós, temos conseguido cumprir com as tarefas diárias e o A. não deixa tps'c por fazer, mas a verdade é que muitas vezes só se consegue com o esforço de equipa familiar!


Ontem o A. trouxe tpc's de Matemática, operações com fracções. Fracções no 3ºano do 1ºciclo já é uma novidade para mim, quanto mais operações.
Ele explicou-me que tinha aprendido a matéria naquele mesmo dia e que estava com dificuldades...e eu achei que conseguia ajudar...e tive um bloqueio. E aqui o que mais me assusta é estar a induzi-lo em erro com a minha explicação/ajuda.
Felizmente, tenho uma amiga (que até é minha vizinha) que está no 9ºano e tem um irmão no 4ºano do 1ºciclo e recorri a ela! Peguei no telefone, perguntei se estava disponível para nos vir ajudar.
E lá veio a minha R. dar explicações de operações com fracções a mãe e filho.
Lá estivemos atentos à explicação e lógica, prosseguindo com os exercícios. Tiramos umas dúvidas para testar se tínhamos entendido e ficamos mais seguros.

Estamos a falar de operações deste tipo:

2 - 1/3 =

O que é básico mas para uma mãe que bloqueia e não sabe responder em segurança é Pânico Total!

Demos mais uma vista de olhos ás regras para fazer as operações, guardamos o rascunho, apagamos o que tínhamos feito de errado e rumamos para o treino de karate. Concordamos que depois de jantar faríamos de novo as contas, já no livro da escola e para ter a certeza que tínhamos percebido.

Treino, banho, jantar e operações com fracções. O A. ainda teve algumas dúvidas mas lá conseguiu fazer.
Antes de se deitar, decidimos que de manha iríamos fazer uma conta depois do pequeno-almoço, para testar.
Em vez de 1, fizemos 2 e embora ainda com algumas dúvidas, lá se fizeram os cálculos...


Vai ser um longo mês de Maio e eu já estou a hiperventilar com os testes que faltam para acabar o ano electivo!
É só mais este esforço, para poder obter bons resultados e com férias apenas a fazer revisões :).

A Preparar o Futuro!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião