sexta-feira, 15 de junho de 2018

Expectativas, exigências e resultados escolares

Faz hoje uma semana que o A. fez a última prova de aferição...Ufa!
Foi um ano cheio de desafios!
A mudança de ciclo, a mudança de escola, novos professores, nova turma, novas rotinas...


1º período foi satisfatório, em uma metade das disciplinas obteve 3 e na outra metade 4
2º período foi um misto...subiu a 2 disciplinas mas desceu a outras 2.
3º período...foi a loucura. Os resultados nos testes desceram todos. E agora, a escola termina hoje e eu não sei as notas finais do meu filho.

No inicio do ano impusemos algumas regras, entre elas, não era aceitável passar com negativas! Se existisse alguma negativa não o deixaríamos passar de ano, nem teria as férias previstas.
Felizmente, negativas não vai ter, mas gostaríamos muito que tivesse melhores resultados.
Não sei se sabem mas, no 5ºano (ano em que está o A.) os alunos podem passar com negativas...uma das coisas que perguntei na primeira reunião com o Director de Turma do A. foi se nós podíamos decidir, no caso do aluno ter negativas, se este passava ou não. Explicaram que era um processo complicado mas que era possível.
Como é possível que o Ministério da Educação permita que os alunos passem com mau aproveitamento?? Peço desculpa mas não consigo entender.

O ensino está muito diferente. O meu filho dá matéria no 5ºano que eu na minha altura dava no 9ºano ou 10ºano. Até a forma de fazer cálculos está diferente...
Dei por mim a ter dificuldades em acompanhar a forma de ensinar. Por isso o coloquei numa explicadora. E só posso agradecer à nossa M. pela forma como tentou ajudar o A.

O meu A. é um menino inteligente mas muito preguiçoso. Custa-me imenso ver os resultados escolares dele porque sei que sabe fazer muito melhor.
Tanto eu como a explicadora sabemos que ele é capaz de fazer muito melhor...não faz porque não se esforça...

Se calhar preocupo-me demais...tento acompanhar o desenvolvimento escolar de forma diária e muito presente...e talvez coloco expectativas demasiado altas nele e isso gera o resultado contrário.
A verdade é que acho que ele ainda não fez o clic necessário. Adaptou-se a tudo o resto muito bem, excepto ao facto de que o estudo tem que ser um trabalho diário com ou sem testes.

As aulas terminam hoje e temos pela frente quase 3 meses de férias...as regras já estão bem definidas.
Está inscrito nas férias desportivas, 2 semanas em Julho e 2 em Agosto...as restantes semanas vamos ter que contar com a paciência e criatividade dos avós :)! Férias a 3 só para o final de Agosto...
Já está comprado um livro para fazer revisões e livros não faltam lá em casa para continuar a ter a cabeça a trabalhar!

Sei que ele é criança e como tal deve brincar, explorar...mas também não pode esquecer as suas responsabilidade e acima de tudo quero que ganhe gosto pelo saber, saber cada vez mais...

Sei que sou uma mãe exigente mas acho bem em ser assim :)! E um dia ele vai agradecer todas as minhas exigências...

E agora é respirar fundo e esperar que as férias corram bem a todos os níveis!

Boas Férias Escolares a todos os meus Sobrinhos e Sobrinhas Lindas!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião