terça-feira, 21 de agosto de 2018

SPA - Sempre Prontos para Ajudar


SPA - Sempre Prontos para Ajudar

Uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objectivo ajudar as famílias carenciadas em Alcochete e arredores.
Existem muitos grupos de ajuda nesta zona e arredores, mas hoje vou falar deles.

Através de outro grupo do qual faço parte (de ajuda também a famílias carenciadas), conhecia o SPA!
Tinha a cama antiga do A. para doar e foi esta instituição que ficou com a doação.
Através desta doação, entramos em face de destralhar e tudo o que recolhemos dêmos a esta causa.

O SPA surgiu em 1999, através da sua mentora, a F.. Esta senhora, após se deparar com uma serie carências por parte da população, fez inscrição na segurança social e meses depois conseguiu doação de alimentos.
É uma instituição sem fins lucrativos, não recebe doações de dinheiro mas sim de bens.
Quando conheci a F. e perguntei como poderia ajudar mais, ela disse-me "quando fores ás compras, guarda um 1.5€ para mim e comprar um gel de banho, um shampoo...". Fiquei a pensar e ela explicou-me que havia muita carência de bens de 1ªnecessidade. Deu-me exemplos de famílias que não saiam de casa porque não tinham como tomar banho...fiquei chocada. Passados uns dias, comprei uma serie de coisas e fui levar!
Disse à F. que tentaria ajudá-lo de forma individual ou divulgando a instituição a outros grupos.

E foi o que fiz hoje, junto do Grupo de Férias Desportivas do Clube de Canoagem da Amora, onde o meu A. tem passado grande parte das férias.
Organizei-me com os monitores e, sem contar nada ao A. lá apareci na actividade de canoagem.
O grupo hoje era grande, quase 60 e a forma que os monitores arranjaram para me "apresentar" foi excelente!
 

Andaram de canoa cerca de 1h30 e quando chegaram para tomar banho foi-lhes explicado que havia um problema de água e que teriam de ser contidos no gasto de água. Para além disto, explicaram que hoje não podiam ir buscar os seus produtos de higiene e que seria usado um frasco comum para todos. É claro que ficaram a olhar uns para os outros, mas ninguém fez nenhum escândalo :).

Depois do banho foram-se juntando no átrio do clube e eu fiz o mesmo.

A monitora J. apresentou-me e pediu que me escutassem :).
Expliquei que era a mãe de um colega deles e que estava ali a representar o SPA, uma instituição que ajudava meninos da idade deles.
Comecei por perguntar o que tinha sido diferente no banho deles hoje e lá me explicaram que tiveram de partilhar o gel de banho e racionalizar a água. E foi a  partir desta acção desenvolvi a explicação sobre a instituição, sobre o facto de desperdiçarmos bens que algumas crianças não têm, a importância de saber partilhar, a importância de dar aos que pouco têm.
Deixei o pedido de pedirem autorização aos pais e trazerem de casa um gel de banho, uma pasta de dentes...para doarem à instituição.
Alguns deles ficaram super atentos à minha explicação :).
No final a monitora J. explicou que 62 pessoas nem metade de um frasco de gel de banho tinham gasto...explicou que deviam pensar no desperdício diário que damos a algumas coisas, porque temos como algo garantido os nossos bens de 1ªnecessidade.
A monitora aproveitou para lhes dizer que tinha um saco cheios de t-shirts, calções, ténis, bens que alguns deles deixavam esquecidos e que nem davam por falta...porque os tem como garantidos.
Ficou a promessa de doarem tudo o que não for reclamado.

Espero ter representado a instituição da melhor forma e espero vivamente que estas crianças possam doar alguns bens!

Aqui fica um pouco do "discurso"!

Saber Partilhar é uma Dádiva!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião