segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Poder e Valor da Amizade

Sou filha única e nunca cresci com traumas de não ter irmãos.
Cresci rodeada da Família de Sangue e da Família Adoptiva.
A Família de Sangue não é muito grande e com o desaparecimento dos alicerces, os avós, alguns de nós foram-se dispersando e lá de vez em vez estamos todos juntos (com alguma tristeza admito este facto).
A Família Adoptiva é grande! Uma avó que é uma guerreira nos seus 87 anos de vida, 10 tios e 11 primos adultos e mais 2 primos mais novos.

Desta Família ganhei uma Afilhada, a A.,com deveria sem dúvida passar mais tempo e partilhar mais da minha vida.
Ganhei uma Afilhada de Crisma, a M.. Uma guerreira como a Mãe. Uma mulher capaz de arranjar tempo para tudo aquilo que lhe dá prazer. Sei que as vezes me esqueço que é minha Afilhada de Crisma, mas jamais esqueço o que representa para mim.
Ganhei uma Madrinha de casamento, uma mulher guerreira, um grande exemplo e fonte de inspiração.
Ganhei os Padrinhos do meu filho, que sei que foram a melhor escolha que eu e o R. podíamos ter feito.

Recordo que, quando comecei a namorar o R. expliquei que tinha 2 famílias :).
Cada uma à sua maneira, tem o seu espaço no meu coração, na minha vida e na vida da Família que criei.
É com orgulho que vejo o A. a conviver com todos eles, a chama-los de tios, tias e primos. Alegra-me a forma como carinhosamente trata a Avó C. por Avó Velhinha.

E temos a outra "forma" de Família, os Amigos do Peito. Aqueles com quem se quebra todas as barreiras, e se ama de uma forma única!
Nem todos os dias falamos, nem todas as semanas estamos juntos, mas se precisarmos uns dos outros, estamos sempre disponíveis para o que der e vier.
Conservo com orgulho as Amigas da escola primária. Uma delas agora mais distante mas sempre presente no meu coração e para qual desejo o melhor do mundo, Uma mulher de armas, que nunca baixou os braços ás dificuldades.
As Amigas que o Grupo de Jovens e os Escutismo me deram. Quando estamos juntas recordamos aventuras, confidencias que só nós sabemos. Quantas vezes estamos juntas e basta um olhar para perceber o que estamos a pensar. As Amigas mais novas, com quem partilhei experiências escutistas e que hoje continuam na minha na minha Vida.
Os Amigos que a Universidade me deixou. De uma tornei-me Madrinha de Casamento. Temos uma ligação forte e basta uma palavra ou uma mensagem e o conforto aparece.
Os Amigos que eram do R. e que se tornaram meus Amigos. Não muitos pois a vida fez-nos fazer algumas "filtragens". Na minha opinião apenas nos devemos rodear de todos aqueles que nos trazem coisas positivas. O verdadeiro Amigo é aquele que está lá para o que der e vier. Aquele que te abana ou de dá um estalo, caso estejas prestes a fazer asneira.
Destes Amigos vindos do R. ganhamos uns Compadres. Foi um orgulho quando recebemos o convite e consideramos uma Dádiva. Para nós, os filhos destes Amigos, são nossos sobrinhos.
Como ambos somos filhos únicos, são estes os Tios e Primos que o nosso Filho tem.
Sabem quando os nossos pais falam dos vizinhos de antigamente? Aqueles que lhes emprestavam um ovo ou farinha? Eu, orgulhosamente, tenho vizinhos desses. Começaram por ser os vizinhos e hoje são também eles da nossa Família. São o nosso suporte em tantas ocasiões.
Tenho também os Amigos que o meu trabalho mais longo (até à data) me deixou. Trabalhei 9 anos numa empresa que me deu muita coisa. Aprendi a fazer omeletes sem ovos e aprendi a conhecer os mais diversos caracteres. Felizmente, ficaram meia dúzia de pessoas por quem tenho um carinho muito especial. Um deles tornou-se o meu Mano de Coração. Aquele que me sabe ouvir, até no silêncio.
Tenho os Amigos mais recentes, um novo projecto profissional trouxe-me mais amigos, felizmente. Através de um, vieram mais, os Amigos dos Trails. Com eles ganhei mais gosto pelas actividades outdoor. Nem sempre juntos mas sempre com o carinho especial.

E depois tenho aqueles conhecidos com quem a Amizade vai crescendo.

Nunca é tarde para Amar, seja ele Amor de Paixão ou Amor de Carinho.
A verdadeira Amizade é um Casamento, é um compromisso diário e constante. Porque o bom da Vida vai-se conquistando todos os dias.

Obrigada aos meus Amigos

foto tirada da net




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião