quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Um novo ano escolar

Em vésperas de começar um novo ano electivo, começa o nervoso miudinho...em mim e no meu Pequeno Grande A.

O A. desde que nasceu que está perto dos avós maternos. Esta situação deveu-se em grande parte porque eu trabalhava perto dos meus pais e o mais lógico era ele estar no colégio perto de mim e deles.


2 anos de colégio que passaram a correr. Nos primeiros tempos entrei quase em depressão...o A. sentia a falta de estar com os avós e como era eu que o deixava no colégio todas as manhas, virou-se contra mim. Deixava-o a chorar (embora saiba que esse choro terminava quando eu virava as costas) e no final do dia massacrava-me psicologicamente, dizendo que não gostava de mim e não queria ir para casa. Foram uns primeiros meses difíceis mas felizmente tudo entrou nos eixos :)

Com 4 anos (isto porque o A. faz anos em Novembro) entrou na pré da escola pública.
Um outro novo mundo mas que correu muito bem. Depressa começou a entrar na rotina e a aprender coisas novas.
Tendo em conta o desenvolvimento dele, estava mais que pronto para entrar na 1ªclasse...mas como só fazia os 6 em Novembro, era um aluno condicional.
Foi difícil explicar-lhe que teria que ficar na pré de novo. Também a professora dizia o mesmo pois para ela, ele estava preparado para a próxima fase.
O A. voltou a ir para a pré mas passado uma semana das aulas começarem, ligaram da escola a dizer que tinha vaga para a 1ªclasse :)


A alegria do A. foi tanta. Muita emoção, o frenesim de comprar tudo o que era necessário e voilá!
O nosso menino estava na 1ªclasse!

Era o mais novo da turma mas rapidamente entrou na rotina do dia a dia e o sentido de responsabilidade era grande.

Entretanto mudei de emprego e passei a ficar longe do A. Ele permaneceu na mesma escola e o R. levava-o à Escola em alguns dias. Nos outros eram os avós maternos.
Lá se conseguiu consolidar tudo, entre Escola, Treinos de Karate e vindas a casa.
Isto de morar no Montijo e a Escola ser no Seixal...

Na  2ª classe tentei que o A. continuasse na mesma escola e assim foi.
Foi um ano cansativo pois era eu que tinha sair de casa as 7h e leva-lo aos meus pais. Chegava ao Seixal eram 7h30, voltava ao Montijo e apanhava o bus ás 8h para vir para lisboa...
O R. abriu a empresa no Montijo e cada vez menos fazia algum sentido o A. estar longe do Montijo.

Com o final do ano escolar 2014/2015 decidimos que o novo ano electivo teria de ser de outra forma.
Entre lágrimas e apertos no coração...meus, do A. e da Professora que o tinha acompanhado durante 2 anos...o pedido de transferência concretizou-se.

Quando saíram as primeiras colocações o A. foi colocado numa Escola perto de casa mas não a que queríamos.
Decidi coloca-lo em lista de espera e o que tanto queríamos concretizou-se!

Assim sendo, na próxima 6f, dia 18 Setembro um novo capítulo escolar irá começar.
Numa escola perto de casa, onde será o pai a leva-lo todos os dias! Teremos a preciosa ajuda dos avós que irão buscá-lo 3x por semana...porque estes laços de Amor e Amizade devem permanecer, dentro das possibilidades. Infelizmente os avós paternos não tem essa disponibilidade, porque trabalham e estão mais distantes.

Com esta mudança escolar também surgiu a mudança de Dojo. Isto porque o A. começou a praticar Karate ainda no colégio, permaneceu a praticar quando começou o ciclo e agora que vai estudar no Montijo, também irá continuar a praticar. Mas isto será tema para outro post!

Para o meu A. e para os restantes amiguinhos desejo um bom começo de ano lectivo.
Que se empenhem, que aprendam e se divirtam!

foto tirada na net


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião