quinta-feira, 24 de março de 2016

Presença na Expo RH2016

A semana passada fui convidada a acompanhar o meu responsável de Recursos Humanos, na Expo RH2016.

É verdade que Recursos Humanos nada tem a ver com a minha área profissional, directamente, mas também é verdade que qualquer instituição, empresa, negócio, só existe porque temos pessoas!

E o que é a Expo RH?

O maior e mais importante evento de Recursos Humanos em Portugal, onde se realizam os grandes debates sobre o futuro do setor; Um espaço de interação entre todos os players e onde se apontam caminhos e ditam as tendências;
A ExpoRH assenta na partilha de case-studies nacionais e acompanha anualmente o que de melhor se faz ao nível da gestão das pessoas em Portugal, elevando para um nível único a partilha de conhecimentos e informações entre oradores e participantes.
Dois dias de networking, com uma área de exposição em permanente destaque não só pela presença das principais empresas nacionais e internacionais com soluções para recursos humanos como por ser o espaço onde as metodologias da área de Formação da IFE se fazem sentir em força.

UM EVENTO FEITO DE PROFISSIONAIS E PARA PROFISSIONAIS DO CAPITAL HUMANO. 


Gostei muito de conhecer este evento, reencontrei algumas caras conhecidas e regressei mais rica em conhecimento (e com uma amigdalite :().
No auditório tive oportunidade de ouvir alguns nomes importantes do mundo empresarial e tive a oportunidade de ouvir uma entrevista inspiradora com o atleta Lenine Cunha!
Desde do primeiro momento fiquei concentrada no palco quando ouvir dizer que era o atleta português com mais medalhas internacionais. Apenas me ocorreu porque razão nunca tinha ouvido falar de tal atleta. Talvez porque é um atleta Paralímpico?...

E aqui vai a história deste homem:

Lenine Cunha nasceu uma criança saudável, contudo, a sua vida teve um grande reverso de medalha quando aos 4 anos de idade teve um ataque súbito de meningite que lhe provocou graves sequelas… perdeu a memória, a fala, parte da audição e visão e deixou de caminhar… Qualquer pessoa nesta situação sentiria vontade de baixar os braços e resignar-se aos desígnios da vida… Não para o Lenine Cunha! Ele não baixou os braços, não atirou a toalha ao chão, pelo contrário, agarrou-se com todas as suas forças à vida e lutou e luta diariamente para ser o Melhor!  
É o Atleta que mais medalhas conquistou em todo o Mundo! E esta diferença torna-o único e especial. Mas as quase,180 medalhas internacionais que já conquistou nem são a diferença que ele mais destaca. Aquilo em que este atleta mais se diferencia é no facto de ser o português que mais vezes e mais alto ergue a bandeira que nos representa a todos… a bandeira de Portugal!

Dá que pensar não dá?
Pois é meus Amigos, este país não tem só futebol ok?
E o objetivo deste atleta é alcançar as 200 medalhas internacionais…
Já está apurado para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 mas até lá necessita de continuar a treinar arduamente e a competir nos, já agendados, Campeonatos do Mundo de Pista Coberta e no Campeonato da Europa IPC, ambos, em Itália bem como, no Campeonato da Europa INAS na Turquia.  
Ao mesmo tempo já está a pensar no futuro criando um Clube! O Sport Clube Lenine Cunha que já é uma realidade! O principal objetivo deste clube é proporcionar a prática desportiva a todos os jovens, que podem ser tão, ou mais, especiais e únicos como ele… 
Não são apenas as medalhas que o movem… nem o legado desportivo que deixará aos portugueses… é acima de tudo o seu exemplo de vida que pretende que sirva de inspiração para os jovens atletas e a sua maior preocupação é proporcionar a prática de uma atividade desportiva a jovens atletas, sejam eles especiais ou não, mas com um acompanhamento profissional e com excelentes condições de treino.

E este atleta pouco apoio tem. É com esforço e empenho que consegue continuar a lutar pelos seus objectivos. Felizmente algumas empresas já começam a apostar noutras modalidades desportivas e espero que este seja o caminho que ajude a acompanhar dádivas destas!

Todos podemos fazer a diferença se apoiarmos boas causas!
Nem que seja um like na pagina do Facebook ou partilhado os momentos mágicos deste atleta!


E desta forma o meu dia terminou mais rico em conhecimento, mais rico por conhecer histórias inspiradoras, mais reconfortante porque fiz uma viagem de comboio que me fez recordar a infância...mais doloroso porque as dores na garganta pioraram e fizeram-me ir ao hospital nessa madrugada! Mas tudo se resolveu!!

Bem Hajam!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião