terça-feira, 25 de outubro de 2016

Uma tarde de Enoturismo!

Quem conhece esta Família sabe que gostamos de degustações, sólidas e líquidas :).

Uma das prendas que dei ao meu R. no seu Aniversário, foi um voucher da Odisseias, mais especificamente a experiência Vinícola na Quinta do Piloto para Dois.

Quando adquiri o voucher, percebi que a validade era curta e antes de fazer a compra entrei em contacto com a Quinta do Piloto. Foram muito prestáveis e conseguimos logo agendar uma data para a realização da visita.
Também ponderei se levaríamos o A. a esta visita e a Quinta prontificou-se a ter bebidas e comida adequada a uma criança.
Acabamos por ir só os dois pois também precisamos de momentos para namorar sossegados :)!

No passado sábado lá fomos nós para Palmela.
O tempo não estava lá muito bonito mas toda a envolvente da Quinta nos fez ficar com um Sorriso nos lábios. Antes de nos dirigirmos à recepção percebemos da belíssima vista que a Quinta tem, onde conseguimos ver a Ponte Vasco da Gama à nossa direita e a Ponte 25 de Abril à nossa esquerda.


Dirigimos-nos então à loja onde estava uma senhora na recepção e outra senhora que se dirigiu a nós, a quem entregámos o nosso voucher.
Questionámos se haveria mais alguém para a visita e fomos informados que éramos só nós os dois.
Fomos então devidamente apresentados e conhecemos então a Marta, pessoa que nos iria fazer a visita.
Deixem-me que vos diga que é uma inspiração conhecer alguém assim tão novo e tão apaixonada pela terra, costumes, tradições e Enologia.
A Marta começou por nos chamar atenção da paisagem e tudo o que a nossa vista conseguia alcançar.
Depois contou-nos um pouco da história da Família Cardoso:


"A história da Quinta do Piloto abrange quatro gerações de uma família que cresceu ligada à história de Palmela ao longo de um século.

No início do século, em 1900, Humberto da Silva Cardoso partiu para o Brasil em busca da fortuna. Mas regressou pouco depois, como partira.
Em Palmela casou com Adelaide Carvalho Cardoso, filha de uma família ilustre de proprietários vinícolas, onde pontua o restaurador do concelho."

Convido-vos a visitar o site http://www.quintadopiloto.pt/home e a perceberem como é que o empreendedorismo fez parte desta Família!.

Depois de conhecermos a história deste espaço, passeámos junto à vinha que existe logo ali ao lado. Conhecemos o espaço onde os trabalhadores, que fazem a apanha da uva, descansam e o bebedouro dedicado a S.António.

   

  

Após a nossa caminhada, começámos por conhecer alguns espaços e pormenores da Quinta. A Quinta inicialmente era um espaço pequeno e com o crescimento da Família, também ela cresceu e se adaptou, até chegar aos dias de hoje.


 

Antes de continuarmos a visita, foi-nos oferecida uma bebida "acolhedora" :), mistura entre o Moscatel e a Aguardente, bebida que era dada aos trabalhadores...Ficamos logo quentinhos :).


Posteriormente fomos conhecer como se faz o vinho, as fases por que passa e as diferenças entre fazer Moscatel, Vinho Branco e o Vinho Tinto.
Esta adega faz tudo ainda de forma artesanal e isso faz toda a diferença, para quem aprecia um bom vinho!.

O entusiasmo da Marta é passado para nós e damos por nós a querer saber mais e mais!

     

Moramos perto de Palmela mas nunca fomos à Festa das Vindimas...e aqui ficamos a saber que estas festas tiveram origem com esta Família da Quinta Piloto. Para o ano temos que aparecer :)!

Conhecemos algumas curiosidades, como um barril que tem o 1ºMosto da Festa das Vindimas. É a primeira apanha que é oferecida, benzida e guardada na Quinta.
Também conhecemos os cristais que ficam formados nos depósitos de vinho tinto e que são lindos.


 

Curiosidades e mais curiosidades, terminando na Loja de Vinhos. Adorei os pormenores que aconchegam este espaço.

   

 

Passámos a uma sala longa, cheias de pipas e espaços cativantes e foi aqui que fizemos a nossa prova de vinhos, acompanhada por queijos e pão da região.

   

   

Excelente degustação, Excelente Espaço, Excelente Explicação Histórica e Vinícola!!
Recomendamos a Visita a este Espaço!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião