segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O nosso Carnaval

Cá por casa não costumamos fazer grandes planos ou máscaras para o Carnaval :).

Este ano planeámos ir uns dias para o Norte, mais precisamente para Trás os Montes, terra de uma das nossas comadres.
Devido à disponibilidade da casa  só podemos ir no Domingo e foi sem dúvida um Carnaval bem diferente :).


Domingo, 8h e já tínhamos o grupo de 12 reunido! 6 adultos e 6 crianças, 2 carros, malas com roupa quente e boa disposição.
Estava prevista uma viagem de 4 horas...eu, que costumo adormecer em viagem grandes (ou mesmo em pequenas :)), vim quase toda a viagem a fazer tricot (hihi). Entre piadas, músicas, mensagens que trocávamos com o outro carro, a viagem fez-se realmente em 4 horas!
Pouco depois das 12h fizemos a nossa 1º paragem, perto de Macedo de Cavaleiros, no Restaurante O Pipo para almoçar! E aqui degustámos de uma bela sopa de legumes, posta mirandesa e rodeão!


     

A nossa comadre estava em casa, feliz e nós também!!!

   

Aqui fica a 1ºfoto de grupo


Juntámos de novo as tropas e rumámos à terra dos Pais da comadre, em Nogueirinha.
Aldeia pequena, ruas estreitas, com casas típicas (felizmente muitas recuperadas), terra lavrada, árvores de fruto...ar puro! Nesta aldeia vive a Avó da nossa Comadre! Infelizmente não estava em casa para a podermos cumprimentar.

 

Uma bela caminhada, a respirar ar puro e ainda com um frio aceitável...
Voltámos para o carro e rumámos à casa onde íamos ficar em Vale Pradrinhos, na Casa do Olival.
Casa típica, com 3 quartos com casa banho privada, sala com lareira, cozinha, despensa, jardim e vista! Cada casal instalou-se num quarto e a criançada desatou a explorar os restantes espaços!

   

  Foto de Casa do Olival. 
Foto tirada do facebook
                                                                                                                                                    
Eu, encontrei um presépio que me encheu o coração...


Famílias instaladas, frio a chegar...deixámos os homens irem à compras para comprar algumas coisas para o jantar e as moças ficaram a acender a lareira (uma tarefa que inicialmente estava difícil mas que conseguimos concretizar).
Lareira acesa, criançada a brincar e hora de assar uma alheiras!


Estômago aconchegado, pijamas vestidos, um pouco de tv e rumo ao vale dos lençóis!

A manha de 2ºf começou lentamente, com a criançada a dar uma ar da sua alegria e energia matinal! Tínhamos à nossa espera, na porta das traseiras, croissants, pão e bolos...coisa boa!!
Depois de um belo pequeno almoço, arrumámos a casa, vestimo-nos e lá saímos para o nosso passeio de 2ªfeira de Carnaval! Destino: Espanha!

Não costumo enjoar no carro mas quando o caminho é com curvas e com contracurvas ...as coisas ficam mais sensíveis. O caminho até Espanha foi doloroso. O destino era o Lago de Sanabria e a ligação mais directa em Portugal faz-se pela estrada que atravessa Varge, junto ao aeródromo municipal de Bragança, e Rio de Onor, a norte de Bragança. Ainda tivemos que fazer uma paragem a meio do caminho para que eu e o meu A. pudéssemos apanhar algum ar.
Chegados ao Lago de Sanabria a paisagem é de cortar a respiração...pela beleza e pelo frio que já se sentia...o maior lago natural da Península Ibérica!

 
   



Já estava na hora de almoço e estava a ser difícil encontrar um restaurante aberto por causa do avançado da hora! E quando entravamos e dizíamos que era mesa para doze...ficavam com uma cara!
Mas lá conseguimos! No restaurante MesónAbelardo, um restaurante com comida típica espanhola e com uma vista privilegiada!


Para fazer a digestão resolvemos dar um passeio pelo município Puebla de Sanabria, local classificado como Parque Natural!

   


 

O caminho de volta...mais curvas :(!
Mas até correu mais ou menos bem :). E como estávamos perto de Bragança (+/-35km) resolvemos dar um pulinho a esta cidade que cresceu bastante nos últimos tempos.

   

Ainda sem apetite, resolvemos voltar então para casa! A noite seria passada em Podence para ver o famoso Carnaval dos Caretos!.
Em casa, todos se tentaram agasalhar da melhor forma possível! Eu, vesti 2 casacos, 2 pares de colants, calças, gorro, gola...parecia o boneco da Michelin :)!

Chegámos a Podence e era gente por todo o lado, uns já quentinhos, outros em volta dos grandes pedaços de tronco que ardiam, outros já a jantar!
Lá conseguimos arranjar um sítio para jantar...Posta mirandesa, Rodeão e Caldo Verde!
Pelas ruas andam o Caretos com os seus chocalhos, a dar toques às mulheres solteiras :)! O segredo,  é agarrarem-se a eles e saltarem enquanto eles saltam, porque os chocalhos magoam mesmo!
Passeámos pelas ruas, visitamos a Casa do Careto e fizemos a "procissão" até à igreja da vila, onde os populares apregoaram o seguinte.

  
Uma espécie de pregão casamenteiro, uma tradição  em que os homens de Podence, com uns grandes megafones, anunciam “casamentos” entre os solteiros da aldeia. No dia seguinte, a “noiva” prepara o pequeno almoço para o seu “noivo”.
Depois da "reza" voltámos em "procissão" até à Casa do Careto onde presenciamos a queima do Diabo. Um diabólico boneco de palha, vermelho e com cornos.O meu A. adorou!

Diabo queimado e rumámos até ao carro para voltarmos para a casa.
As temperaturas já estavam negativas...e já em casa o banho quente soube pela vida.

3ªf de Carnaval, último dia em Trás os Montes!
Malas preparadas, pessoal dentro dos carro e a decisão de irmos almoçar à Régua!
Com muita pena nossa o tempo não ajudou a visitar esta cidade limpa. Mas mesmo de carro deu para ver um pouco desta beleza nortenha!.

E assim foi o nosso Carnaval, diferente, nas raízes da comadre S. que com tanto gosto e orgulho nos levou ás suas raízes!

Somos um grupo de amigos em que somos todos diferentes mas onde as nossas diferenças fazem uma união sem igual. Entre nós e as crianças conseguimos passar uns dias muito divertidos!!!

Obrigada!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião