segunda-feira, 9 de julho de 2018

Dar valor ao que se tem!

Cresci numa família de classe média, onde o que existia em abundância era o Amor que tínhamos (e temos) uns pelos outros.
Nunca usei roupas caras, de marca nem nunca me atrevi a exigir tal coisa.
Tivemos carro quando eu já estava no 3ºciclo. O bus sempre foi o nosso meio de transporte!
Idas a restaurantes eram muito poucas, mas nunca nos faltou comida na mesa!
Nunca tive leitor de vídeo e ia ao cinema muitas poucas vezes.
Nunca tivemos férias no Algarve...ou em qualquer outro sitio. A Fonte da Telha e o autocarro que nos levava até lá, já era um luxo.
Quando entrei na idade adulta, passei pelo desemprego da minha mãe...mas com esforço e dedicação, finalizei os meus estudos e orgulhosamente tirei a minha licenciatura.
Nas férias, apanhei lixo, fui trabalhar para colónias de férias...e não me caiu nenhum pedaço.
No fim do secundário, não entrei na universidade, repeti exames e trabalhei.
O 1º Natal em que trabalhei e ganhei ordenado...o meu maior orgulho foi ter prendas de Natal para mimar os meus pais e avós!

Hoje são poucos os adolescentes que querem trabalhar no verão para ganhar uns trocos. E porquê?? Porque os pais dão tudo, dão a comida, a roupa, o tecto, o telemóvel...até dão o dinheiro para irem a festivais. E assim, não precisam de fazer nada para ter o que precisam...e o que não precisam.

Hoje, a Família que criei tem como valor principal não desperdiçar nada, dar valor a tudo o que se tem e partilhar com os menos afortunados tudo o que pode ser reutilizado.
Hoje, a Família que criei, almoça quase todos os dias do tupperware, do que sobrou do jantar. Inventam-se pratos com o bife que sobrou do dia anterior...Temos que ser criativos!

Quero ensinar o meu A. que tudo tem o seu preço e para isso temos que trabalhar.
Quero continuar a incutir-lhe que os ténis que não lhe servem hoje e que ainda estão bons, podem ser dados a um menino que não tem poses para ter uns.
Quero continuar a ensinar que não podemos desperdiçar comida, que não podemos ter mais olhos que barriga.
Quero continuar a dar a minha contribuição aqueles que precisam de ajuda, sejam eles familiares, amigos ou desconhecidos.

Tenho sentido e aprendido que, quem menos têm é quem têm mais espírito de dádiva, de entreajuda.
Quem menos têm, sabe partilhar, sabe que um pão se pode partir em vários pedaços!

Comprámos uma cama e colchão novo para o nosso A.. Tirei foto e coloquei num grupo de que faço parte no facebook, um grupo que ajuda quem precisa. Podia ter colocado à venda no olx? Podia! Mas infelizmente à quem precise de uma cama e não têm!
Neste momento ainda não temos a cama nova e o A. está a dormir num colchão insuflável mas sabemos que fizemos alguém muito feliz.
Com este gesto fui conhecer as instalações da associação e percebi, mais uma vez, que existe muita pobreza à nossa volta.
Como ainda ando na saga de destralhar a casa, ainda consegui entregar roupa de adulto e criança, coisas de casa e brinquedos.
Questionei a responsável sobre o que podia fazer mais para ajudar...disse-me "Quando fores ás compras, guarda um 1€ para mim e com ele compra um shampoo, um gel de banho...precisamos muito de bens de 1ªnecessidade"...fiquei chocada mas a realidade é que temos famílias que não tem aquilo que para nós é o bem do dia a dia. Tomar banho, lavar os dentes, lavar a loiça...
Esta semana já levei a minha contribuição e estou a tentar organizar um evento de sensibilização com o grupo onde o meu A. tem as férias desportivas.

Eu sei que pedidos de ajudam existem em todo o lado.
Eu sei que não vamos conseguir ajudar todas as pessoas.
Eu sei que muitos não querem é trabalhar e vão buscar as coisas as instituições...
Mas não julguem sem saber, não apontem o dedo sem saber da história de vida das pessoas!
Se puderes ajuda o próximo, e o próximo pode estar mais perto de ti do que pensas! E incute aos mais novos esta Bênção que é o saber Partilhar!

Grata por cada dia!
Boa Semana Família!

Resultado de imagem para gratidao




1 comentário:

  1. Obrigada pela maravilhosa partilha de amor e de valores com que nos presenteou... Deus a abençoe e à sua família sempre. Um abraço com muito carinho.

    ResponderEliminar

Deixa tua opinião