quarta-feira, 11 de março de 2020

Um Grande Susto...uma Grande Lição

Gostava de não ter que escrever este post...mas aconteceu e deve ser relatado, para jamais me esquecer e alerta todos aqueles que estão desse lado!

1ªApontamento - não ignorar os alertas que o nosso corpo nos dá...andamos demasiado distraidos e somos levamos a ignorar o cansaço e os sintomas!
2ªApontamento - se tiveres que fazer exames e tens vaga, não esperes pela autorização do seguro para realizá-los...
3ªApontamento - existem Anjos! Anjos que passam na nossa Vida na altura certa!
4ªApontamento - Fé...Sempre!!! E Gratidão!


Ora bem, vamos lá explicar o que me aconteceu, como e a forma como lidámos com as coisas que foram acontecendo.

3ªf de Carnaval, dia 25 de Fevereiro
Ficámos por casa, aproveitámos para descansar. Acordei de manha com uma valente enxaqueca! Nestas situações costumo tomar o Ben U Ron e os sintomas passam. Assim fiz! Mas a dor continuou e tive uma noite um pouco agitada.

4ªf, dia 26 de Fevereiro
Quando acordei a enxaqueca continuava mas durante a manha a dor passou a ser apenas do lado esquerdo da cara. Já não era só a cabeça que doia, mas a cara, os ossos...associei a uma crise de rinossinusite, pois ás vezes tenho crises. Tomei o sos que tenho para estas situações.
A dor foi piorando e passei outra noite muito agitada. Embora associasse os sintomas a uma crise de rinossinusite, achei estranho as dores serem só de um lado da face....

5ªf, dia 27 de Fevereiro
Que dia! Nunca na vida senti dores tão fortes, que me causassem tanto mau estar e dor.
Tentei fazer o meu trabalho, ir aos clientes e fartei-me de chorar a manha toda ao volante...hoje sei que arrisquei muito em andar ao volante.
Voltei ao escritorio, em lágrimas, e voltei a tomar o sos da rinossinusite.
A meio da tarde a dor ficou mais suportável.
Fiz o resto do meu dia normalmente e depois de jantar adormeci ferrada no sofá...
Quando fui para a cama, a dor voltou a ser mais intensa...outra noite de m*#

6ªf, dia 28 de Fevereiro
Outro dia cheia de dores e percepção que o sos que estava a tomar não me estava a fazer efeito.
Organizamos a nossa vida e estipulamos que iríamos ás urgências ao final da tarde.
Urgências da Cuf de Almada, entrei no consultório em lágrimas...
Depois de explicar tudo ao médico, fiz análises, raio x à cara e medicação na veia!
Quando me deram a medicação a dor acalmou logo...que alivio!
Diagnóstico: nevralgia do trigemio...para quem não sabe estas dores são comparadas ás dores de parto e pedra do rim.
Vim do hospital com este diagnóstico, passei na farmácia para levantar a medicação e com a indicação para voltar à urgência caso sentisse dormência na cara, braço ou falta de vista.

Sábado, dia 29 de Fevereiro
Acordei com um dor muito leve na cara, nada comparável á dor que tinha sentido. Sai de casa, fui ver o jogo de futebol do Afonso mas a meio da tarde comecei a sentir alguma dormência...não disse nada a ninguém e fiz o resto do dia de uma forma normal.

Domingo, dia 1 de Março
A dormência continua...levei o Afonso ao jogo de futebol mas à hora de almoço disse ao pessoal lá de casa que queria voltar ás urgências...
Deixámos o Afonso com uns amigos e rumámos à Cuf de Almada de novo.
Lá expliquei tudo e fizeram-me um TAC...nada a detectar e indicação para fazer uma ressonância o quanto antes e ser seguida pelo Neurologista.

Saímos da urgência e fomos tentar marcar ressonância...e conseguimos vaga para o dia a seguir!
A pessoa que nos fez a marcação ainda nos disse que tinha que pedir autorização ao seguro mas dissemos que fazíamos à mesma sem ter a certeza da autorização...uma decisão acertada!

2ºf, dia 2 de Março
Ressonância marcada para as 18h40.
Chegámos um pouco mais cedo e fui logo atentida.
Lá entrei na máquina. Dizeram-me que demoraria cerca de 20 minutos. Ok!
Muito rezei eu...e pedi aos meus anjos para estar a meu lado.
A ressonância termina e dizem-me que detectaram qualquer coisa e tenho que fazer outra, com contrate...ok! Contraste na veia e lá entro outra vez!
Cerca de 10 minutos depois, 2 enfermeiras à minha espera, ajudam a descer e dizem-me que a médica que estava de saida quer falar comigo...
Saio do gabinete e a Dra muito calmante diz-me que ia a passar e olhou para o ecran e que viu que alguma coisa não estava bem...um anjo que passou na minha vida naquele momento...
"Minha querida, você está a fazer uma Trombose venosa cerebral e temos que ver se faz medicação ou é internada"...e o Mundo cai aos meus pés!
Ela pergunta se estou sozinha, explico que o Ricardo está lá fora e peço para lhe explicar tudo.
As nossas mãos unem-se em sintonia...
Entro na urgência para ser avaliada...e dizem que não é para fazer medicação mas sim internar...
Dão-me 3 hipoteses de hospital e opto por ir para o Hospital Garcia de Orta (HGO).
Quando ligam para o hospital quem atende das urgências? O meu médico de medicina interna...mais um anjo! Diz logo ao colega para eu ir de ambulância e que está à minha espera...

E agora?
Como se diz a um filho, mãe e pai que não se vai para casa e que vou ser internada?...
Com  muita calma fiz a chamada e comecei por dizer para terem muita calma...
Nesta altura da vida, está à espera de seres tu a ter de cuidar dos teus pais...e não o contrário!
Mas Graças a Deus que os tenho e que me podem auxiliar! Meus Anjos da Guarda!

Chego ao HGO, entro logo para a triagem e logo de seguida tenho o meu médico perto de mim...uma cara conhecida num hospital vale quase como uma injecção na veia para acalmar as dores.

Procedimentos iniciados e em menos de 1h estou no piso da neurologia.
Ligar de novo para casa e explicar o que vai acontecer...
Alertar os homens de casa sobre horários e tarefas do dia a dia...

Na cama do hospital, nos cuidados intermédios e sozinha...o mundo desaba, volto a falar com Deus e a pedir-lhe que dê uma oportunidade...

3ºf, dia 3 de Março
O dia começa com análises e testes neurológicos.
Analise da médica sobre a ressonância e procedimentos imediatos!
Começo a levar injecções na barriga de anti coagulantes.
Recebo logo de manha 3 visitas...Obrigada Paulinha, Sofia e Avó Dina!

É meio dia e a mãe chega...oh Abraço bom!!!

Todas as manhas, testes neurológicos, tensão, injecção...fiz electrocardiograma e fiz um doppler 
Este último exame foi o que me deixou mais descansada por conseguirem ver as veias e artérias.
A dúvida que me transtornava era, como é que sabem que a veia desentupio? As dores na cabeça passaram o que significa que o anti coagulante estava a fazer efeito...ok!
Informações importantes, quando for para casa tomar todos os dias o anti coagulante ás horas certa e deixar de tomar a pílula...pois é, talvez tenha sido a causadora de tudo isto. Mas agora tem que estudar o meu caso.

6ºf, dia 6 de Março
Tenho alta!!!
Oh que bom!
Voltar a casa, ao ninho, ao porto de seguro!


Obrigada a toda a Equipa da Neurologia do HGO!
Obrigada à Família e Amigos! Pelas chamadas e mensagens que foram ajudando a passar os dias!
Obrigada Mãe e Pai...meus Anjos!
Obrigada ao meu Afonso e Ricardo...deram conta do recado!!!!

Que susto este...
Tenham cuidado com a vossa Saúde...

Beijos Grandes a Todos e Abraço Apertado!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião