quinta-feira, 7 de abril de 2016

Eu tentei!!

Já vos falei aqui que sou Dadora de Sangue.
A última vez que dei foi em Dezembro e agora, passamos 4 meses já estava apta para voltar a Doar!
Mais uma vez falei com a "minha" enfermeira Y. para confirmar se podia lá passar e se ela lá estava. Falei também com o meu companheiro que me acompanha nestas dádivas, o amigo N e lá combinamos ir hoje!


Deixei o A. na escola e rumei ao Hospital de Santa Maria, onde já estava à minha espera o meu companheiro de dádiva.

Chegamos, fizemos a triagem e de seguida a pica para nos dar o valor da hemoglobina ...e foi aqui que as coisas não começaram a correr bem.
Para darmos sangue os níveis  tem que estar bons.
E o que é a  hemoglobina? É um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função transportar oxigénio dos pulmões para o restante do corpo e os seus valores de referência são:
  • Crianças de 2 a 6 anos: 11,5 a 13,5 g/dL;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL;
  • Homens: 14 a 18 g/dL;
  • Mulheres: 12 a 16 g/dL;
  • Grávidas: 11 g/dL.
Estes valores podem variar entre os laboratórios de análises clínicas.
Mas a verdade é que depois de umas 7 picadelas, a minha hemoglobina continuava baixa e por isso não pude dar sangue :(.

A Sra Enfermeira Y. disse-me para comer mais vegetais, carne e peixe...e voltar daqui a umas 2 semanas para ver se os valores já estão normalizados.

O Amigo N. conseguiu cumprir com o requisitos e fez a sua Dádiva!
Obrigada pela companhia e disponibilidade!!



De qualquer forma, meus Amigos, nunca é demais vos relembrar que devem fazer este tipo de acções pois estão a ajudar Vidas!!!
Façam a vossa parte!!!
Porque Doar Sangue até está na Moda :)!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião