terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Castigos

Sou Mãe há 9 anos e em 9 anos conta-se pelos dedos das mãos as vezes em que batia ao A.
Sou Mãe de castigos e o A. sabe que os cumpro quando os aplico. Continuo a achar que o impacto que tem é maior e que, a ele, lhe fica na memória a lição.


No passado fim de semana, e já no auge da loucura, apliquei talvez um dos mais dolorosos para o A.
O A. já tinha feito os tpc's na explicação mas achei por bem treinar a gramática e dei-lhe 2 exercícios do livro de fichas. Quando acabou de fazer disse-lhe que íamos treinar as 3 conjugações verbais...e começou a instalar-se o drama! Porque já tinha feita a ficha e isso chegava e blá, blá.
Continuei a insistir e quando passámos para a 2º conjugação já ele chorava! Porque já chegava, porque estava cansado...passei-me com aquele "drama", fui buscar sacos do lixo (daqueles pretos e grandes) e comecei a colocar lá dentro as bolas de futebol...ele até parou de respirar! Depois peguei nos patins e no saco de "boxe". Foi tudo "arquivado"! E ficará arquivado até a atitude mudar!

No final da noite, quando se foi deitar, disse-lhe que estava triste com ele e com atitude que tinha tido. Disse-lhe que ás vezes quase que me apetecia dar-lhe uma bofetada! E ele muito sério responde-me:
"Mas tua hoje deste-me uma bofetada!"
Fiz silêncio...
"Deite-te uma bofetada filho?'"
"Sim...quando me tiraste as bolas todas foi como me tivesses dado uma bofetada"...

Que fique a lição! Que mude de atitude! Que se aplique mais!
Uma das coisas mais difíceis para nós, nestes últimos tempos, tem sido o impacto que a escola tem nas nossas vidas...porque queremos que ele tenha bons resultados, porque queremos que se aplique, porque queremos senti-lo motivado...e porque queremos que as nossas atitudes não tenham o efeito contrário nele.

Errar, Superar, Aprender e Recomeçar!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião