quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Memórias culinárias

Quase todos nós temos saudades daquele ou outro prato, cozinhado pela avó, a mãe, a tia...

Eu tenho memórias deliciosas do Arroz Doce da minha avó paterna...lembro-me de ter 5/6 anos, ir visitá-la ao fim de semana a São Domingos de Rana, andar de comboio, colher batatas no quintal e ver a minha avó na cozinha a mexer o arroz doce, como se fosse uma peça de arte... A minha avó paterna foi cozinheira na Marinha Mercante! Foi lá que conheceu o meu avó :) e aprendeu coisas deliciosas!
Lembro-me do Peixe Frito (xaputa ou carapauzinhos) com Arroz de Tomate da minha avó materna. E do Arroz de Cabidela...
Lembro-me do Pudim de Pão feito pela tia/madrinha e que reinava na mesa das festas! 
Do tempo de faculdade tenho saudades do arroz de atum da tia M. e das suas deliciosas sobremesas :). E dos pequenos trazidos pela tia L. quando fazíamos directas :).
Dos tempos de escuteira...massa com atum e natas, feita no tacho dos scouts é algo único e que deixa saudades.
Dos tempos de solteira, tenho saudades do arroz de bacalhau que a minha mãe fazia para mim e para ela :). Do borrego no forno feito meu pai e que ainda onde faz para a Família ou do Caril de Camarão, que de veze em quando faz quando lá vou!

Mas quem me deixou (e ainda deixa) mais saudades no paladar, são alguns dos pratos da minha avó de coração, aquela que felizmente ainda me faz algumas coisas para saborear.
Tenho memória dos cheiros que sentia quando subia ou descia as escadas do prédio. Sei de cor o pequeno almoço que me dava, muito cedo, assim que chegava pelas mãos dos meus pais, ainda de noite...
Tenho memória das refeições que me foram dadas à janela...porque teimava em demorar horas em terminar a refeição :(. E das vezes que vinha para casa e dizia à sra minha mãe, "Tu não sabes fazer comida! A avó é que sabe!". Oh meu Deus, que maldade a minha!
A avó fazia os bolos e deixava o resto da massa para mim e para o meu primo R..., fazia gemadas maravilhosas! Ainda hoje faz, para mim (e para a restante família), o melhor salame! Para nós o dela é o melhor!
Existem pratos que são "característicos" desta minha família de coração e que conheci através da avó C. O pudim de salsichas, onde as salsichas frescas eram enroladas em fiambre, queijo e couve lombarda...hum. Faço muitas vezes lá em casa mas numa versão adaptada :).
E o esparguete com camarão? Tantas vezes questionado por mim e outros elementos da família, de onde vinha aquele gosto por este prato.

No primeiro dia do ano foi este o nosso almoço, esparguete com camarão! Tinha sobrado camarão, descasquei-o, cortei alho, coentros e salsa, fio de azeite e frigideira com ele. Cozi o esparguete e aproveitei a cozedura da massa e em simultâneo cozi brócolos. Cozedura terminada, escorri a água e juntei o camarão! Para finalizar coloquei um pouco de molho de soja e servi!
Estava óptimo! Não ficou igual ao da avó mas ela esteve nos pensamentos :)!
Ontem, repeti o prato e estava óptimo!

Gosto de cozinhar, gosto de estar a cozinhar e lembrar-me de quem me ama, de quem faz parte da minha história...
E vocês? Memórias culinárias?

Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião