quarta-feira, 3 de maio de 2017

Explicações no 1ºCiclo...

Se me perguntassem, no inicio do ano electivo, se eu pensava em colocar o A. numa explicação, diria logo que não.
Custou-me a ceder e perceber que o A. precisava de apoio escolar na 4ºclasse.
A verdade é que as horas de estudo e tpc's começaram a ser "dolorosas", fazendo com que a minha relação com o A. ficasse fragilizada. Acima de tudo foi a minha consciência para as grandes diferenças que existem no ensino e nas diferentes formas de explicar a matéria.
Para vos dar um exemplo, o A. está a dar percentagens e divisões com dois números...digam-me lá se vocês sabiam fazer isto na nossa 4ªclasse...

Depois de fazer uma analise de mercado, escolhi o espaço ABC Conhecimento, perto da Escola e de casa. Inicialmente estipulamos apenas explicação de matemática, 1h e 3x por semana. Parece muito? Mas deu resultado!

Depois dos resultados do 1ºperiodo, optámos por ir adaptando a explicação à disciplina dos tpc's do dia. A verdade é que a M. e o H. são dois profissionais 5 estrelas e adaptaram o trabalho com o A. da melhor forma!.

Os resultados do 2ºperiodo foram muitos bons! O A. empenhou-se no comportamento e concentrou-se mais no estudo e isso valeu uma avaliação Boa em todas as disciplinas!

Foi difícil de admitir que precisávamos de ajuda, mas hoje reconhecemos que foi a melhor opção!
Melhoramos as notas e a nossa relação!

O último período é pequeno, daqui a pouco termina o 1ºciclo e tem inicio o 2ºciclo...e novas adaptações vão ser necessárias! Lá por casa já andamos em treinos para dar ainda mais autonomia a um menino que já faz muita coisa mas que precisa de ganhar asas e crescer!

Eu já estou a hiperventilar...

1 comentário:

  1. Quando se ama o que se faz torna-se fácil fazê-lo bem. A entrega é total, o esforço insignificante e os resultados surgem de forma natural.
    O nosso objetivo é ensinar os vossos filhos, não só a calcular percentagens e efetuar divisões, a ler e redigir textos corretamente, mas sobretudo a fazê-lo com gosto e vontade, prazerosamente.

    E penso que no caso do A. o objetivo foi atingido. Ele uma criança muito inteligente e com grandes capacidades, que ja percebeu do que melhor que trabalhar muito é trabalhar bem. Por isso pode respirar fundo, ele vai conseguir!!

    Obrigada pela confiança, pelo carinho, pelo respeito...por tudo!!

    ResponderEliminar

Deixa tua opinião