quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Desabafos sobre a escola

Sou uma das representantes dos encarregados de turma da Turma do meu A.
Na última reunião umas das coisas que falámos foi sobre um projecto da professora de Ciências, no qual são os alunos que estão a dar a matéria aos colegas, indo à biblioteca e procurando a informação para transmitir aos colegas. Por surpresa de alguns professores, alguns alunos nunca tinham entrado na biblioteca ou tem por hábito ler.


A geração do meu A., que tem actualmente 11 anos, estão familiarizados com todas as tecnologias e mais algumas...mas não estão familiarizados com uma ida à biblioteca, no hábito de ler um livro, de escrever sem ser a matéria das aulas...confesso que são hábitos muitas vezes difíceis de incutir mas temos que arranjar forma de os cativar para a leitura e a escrita.
Ao A. arranjei uma colecção de livros com o tema do futebol. Está a gostar da história e começa a ganhar algum gosto por termos um momento da noite em que lemos juntos.
Relativamente à escrita, o meu A. gosta de escrever, gosta muito de desenhar letras e muitas vezes é o escolhido nos trabalhos da escola para escrever em nome da turma. Tem uma até bastante bonita, o que nos enche de orgulho.
Tenho por hábito ver os cadernos dele todos os dias, para verificar se existem erros ortográficos e fazê-lo corrigi-los.

Tudo isto para partilhar com vocês a minha indignação quando ontem o A. chegou a casa com o teste de HGP (História e Geografia de Portugal), onde teve a 3ªmelhor nota da turma (Yeah!! Bem ditas explicações do padrinho!) e dou com um teste onde quase todas as respostas eram para ser dadas com cruzes...what?????

   
Precisamos tanto que as nossas crianças escrevam e depois fazem testes destes...oh bolas! Não entendo!!! História! A história escreve-se, não se fazem cruzes!!!
Na minha opinião, ora bem!

E por ai, também tem casos destes?

Boa 4ªf e boas leituras!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião