quarta-feira, 1 de abril de 2020

Rotinas e Planeamento

Hoje vamos falar de rotinas e planeamento.
O que mudou e o que se mantêm.
Como gerimos os nossos dias, actividades escolares, exercicio fisico, lazer e alimentação.


Actividades Escolares
As actividades escolares pararam a dia 16 de Março.
A 1º semana foi passada de uma forma muito irregular, sem planeamento algum o que gerou algum desconforto e desorientação (pelo menos para mim).
Logo nesta 1ªsemana pedi a uma das explicadoras do Afonso para me enviar fichas de algumas disciplinas e comecei a organizar o material enviado.
Mas quase no final da semana o Afonso começou a receber trabalhos enviados pelos professores e pensei que seria melhor planearmos a nossa próxima semana.
Assim foi, hora para acordar, hora para fazer exercicio, para ter tempo livre, para as refeições, para fazer estudar e fazer revisões e hora de leirura...como devem calcular o meu Afonso ficou logo de olhos em bico.
As primeiras indicações da escola diziam que os trabalhos eram para ser feitos e apresentados no início do 3ºperiodo...e depois lá veio a notícia que as escolas possivelmente não iriam a abrir e então? Então os trabalhos são todos para ser enviados até dia 27 de Março...
Planeamento por água a baixo e totalmente focados em conseguir terminar tudo a tempo e horas. 7 disciplinas, algumas delas com 5 fichas para fazer...
Uma grande falta de planeamento e organização, uma vez que os trabalhos e informações foram enviadas pela Delegada de Turma...ainda se lembra-me o que era a Delegada de Turma. Pois bem, lá tentei organizar toda a informação e tentar ajudar alguns pais e alunos que estavam à nora.
Por aqui missão cumprida!
Agora começam as supostas férias da Páscoa...mas por aqui não vai haver férias. O planeamento vai-se manter e por dia iremos trabalhar 2 disciplinas.
Temos muitas dúvidas sobre como irá ser o 3ºperiodo...não irá ser fácil para ninguém! Mas vamos tentar manter o foco e concentração!
E por ai? Como estão a gerir?

Exercício Físico
Como alguns de vocês sabem, era costume acordar pelas 6h para ir ao ginásio.
Depois do episódio da trombose, foi-me aconselhado ter calma a recomeçar o exercício fisico, de tal forma que congelei a minha inscrição no ginásio.
Comecei a fazer exercício com o Afonso, alguns exercicios na sala no período da manha e à tarde na garagem.
Hoje fazemos todos os dias estes 2 tempos de exercício. E inserimos a meditação após o exercicio da manha. A meditação tem ajudado a gerir melhor a ansiedade e nosso bem estar.
Na garagem começamos ambos a correr e já fazemos a loucura de correr 1 km :).

Momentos de Lazer
No calendário semanal do Afonso ele tem 2 momentos de lazer, um no periodo da manha e outro à tarde. Normalmente após o estudo. Neste período opta por ver televisão, falar com os amigos, jogos da consola ou simplesmente apanhar ar na varanda, quando é possível.
Já eu, nos momentos de lazer dele, trato da casa ou da roupa, ou do(s) trabalho(s), e lá de vem em quando consigo pegar no livro ou pintar.

O meu(s) trabalho(s)
Como a maior parte de vocês sabe, trabalho com o Ricardo e temos uma empresa de vendas de peças da Land Rover.
Felizmente trabalhamos no meio do campo, o que nos confere alguma segurança sempre que nos temos que dirigir ao escritório. Nestas últimas semanas o Ricardo tem ido no período da manha para organizar as compras e envios para os clientes e eu em casa tendo gerir tudo o resto sem ter que lá ir, salvo excepções.
Estamos preocupados? Claro que sim, mas temos que gerir os dias da melhor forma, gerir as compras e as despesas, e continuar atentos no que o Estado nos pode ajudar!
Manter a cabeça erguida e Continuar a Acreditar!

O meu outro trabalho, a Oriflame, como sabem as minhas vendas são 90% feitas nas redes sociais e é dessa forma que continua a tentar vender.
Tem sido um verdadeiro desafio mas continuo a apostar nesta Empresa e todos os dias aprendo coisas novas!

Alimentação
Acho que já falei aqui que faço ementas semanais! E elas sempre me ajudaram a gerir o orçamento familiar, bem como a gerir melhor as nossas refeições.
E nesta altura, ainda faz mais sentido!
Fazemos compras 1 x por semana no supermecado, o talho entrega o nosso pedido em casa (bem como o de algumas vizinhas que também já aderiram), alguns legumes frescos são comprados na rua (ao Sr Jeremias que tem uma horta) e o pão compramos quando passa uma sra muito simpática com a sua carrinha e apita para irmos buscar (e faz-me lembrar a minha infância)

Meditação e Oração
Já aqui falei que comecei a fazer meditação. Para mim a meditação funde-se com as minhas Orações.
E é desta forma que tento descontrair, controlar a minha ansiedade e falar com o Pai do Céu!

Todos dias falamos falamos com os avós e tentamos vê-los...ajuda a acalmar o coração!

E por ai?
Como estão a gerir tudo?

8 dicas para criar uma rotina de trabalho mais produtiva ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião