segunda-feira, 6 de julho de 2020

4 Meses depois o Diagnóstico

Já fez 4 meses desde do meu episodio da Trombose! Aconteceu mesmo no ínicio da Pandemia e em minutos vi a minha Vida a mudar!
Um dos maiores sustos de saúde que já tive e com ele aprendi que tenho que parar e escutar mais o meu corpo.


Passados 4 meses tive finalmente consulta de Neurologia e o parecer sobre o que se passa comigo.
Relembro que durante o internamento levei injecções diárias de anti coagulante e vim para casa medicada com um comprimido diario.

Pois bem, o diagnóstico é que eu tenho défice de proteina S no sangue e tudo indica que irei ter que tomar o anti coagulante para sempre...é estranho ouvires que tens que tomar um medicamento para a vida.
Para além disto outros alertas. Tenho que ter muito cuidado com as quedas e cortes pois o meu sangue está alterado e qualquer tipo de pancada pode gerar um hematoma. Posso dizer-vos que bati com o braço á cerca de 2 semanas e a nódoa negra está ainda horrivel.
Enfim...para além disso não posso mesmo tomar/usar nenhum tipo de contraceptivo hormonal pois é um risco para a minha saúde.

A verdade é que o nosso sangue é composto por vários componentes, Plasma, Glóbulos vermelhos, Glóbulos brancos e plaquetas.
O plasma é o componente líquido do sangue no qual os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas estão suspensos. Ele constitui mais da metade do volume do sangue e é composto, principalmente, por sais (eletrólitos) e proteínas dissolvidos em água. E é aqui que está a Proteína S, a qual eu não produzo.

A verdade é já me aconteceram muitas coisas que já deviam estar relacionadas com este défice mas que ainda não tinha sido detectado!

O que mais me custa?...não poder continuar a ser Dadora de Sangue. Custa-me porque demorei anos a decidir ser (porque não gosto de agulhas) e tinha um grande Orgulho em ser Dadora. Resta-me continuar a incentivar outros a ser!

Meus Amigos, escutem o vosso corpo e conheçam o vosso corpo.

Colheita de sangue e para registo de dadores de medula óssea

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião