quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Doar Sangue - Dar Vida

No Verão do ano passado, depois de já ter pensado muitas vezes em fazê-lo, fui dar sangue pela primeira vez!
Não gosto de agulhas...sempre que tenho que fazer análises, olho para o lado...mas o sentido de dar ao próximo superou todos esses meus "medos".
Estávamos de férias, problemas de saúde de um familiar fez-me o clic e ai fomos nós.
Tenho uma conhecida que é enfermeira no Hospital de Santa Maria, sabia que ela estava nesse departamento e troquei mensagens com ela antes de irmos.


Condições para dar Sangue:

  • » Estar em boas condições de saúde.
  • » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • » Pesar no mínimo 50kg.
  • » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • » Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Estava um dia quente  de Agosto e lá fomos os 3. O A. ficou curioso, explicamos tudo e saiu de lá com a máxima de que quando tiver 18 anos vai dar sangue!
Demos a nossa dádiva e escutamos todos os cuidados a ter:

1. Antes de deixar o banco de sangue, permaneça sentado por, pelo menos, 15 minutos. Coma e beba o lanche oferecido.
2. Tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após a doação. Isto ajudará na reposição do volume perdido durante a doação. Esta medida é particularmente importante nas primeiras 4 horas após a doação.
3. Evite subidas pesadas e exercícios físicos extenuantes por 12 horas. Esta conduta previne sangramentos e ajuda na cicatrização do local onde a agulha foi colocada. Também permite que seu corpo se ajuste à perda de volume ocorrida na doação.
4. Mantenha o curativo no local da agulha por, no mínimo, 4 horas. Se você notar que o local voltou a sangrar, aplique uma pressão sobre o local por 2-5 minutos e então troque a curativo, mantendo-o por mais 4 horas.
5. Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas. Estas medidas evitam quedas da própria altura e aumentam a circulação de sangue na cabeça, aliviando rapidamente os sintomas.
6. Se você acha que existe uma razão pela qual o seu sangue não deve ser utilizado para transfusão e você não pode ou não quis dizer isto durante a doação,  entre em contato o mais breve possível com a Pró-Sangue e solicite que seu sangue seja descartado. O descarte será totalmente confidencial. Isto é de grande importância para a segurança da transfusão do sangue que você doou e dos pacientes que recebem seu sangue.
Após a doação você deverá seguir as seguintes orientações:
» permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;
» manter o curativo por pelo menos 4 horas;
» não ingerir bebidas alcoólicas;
» não fumar por 02 horas;
» evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
» beber bastante líquido;
» se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar
Após esta minha primeira dádiva, vou de 4 em 4 meses ao Hospital de Santa Maria, ter com a minha enfermeira Y. e faço a minha dádiva. Na esperança que possa ajudar quem precisa.
O R. não voltou a doar mas tenho feito a minha dádiva sempre acompanhada por amigos :).
No meu caso, o meu Sangue é O - e posso dar a toda a gente mas apenas posso receber igual ao meu.
Aqui vai um quadro resumo:


Se tiverem dúvidas, esclareçam e ajudem!
Hoje por ti, amanha por mim e pelos meus ou os teus!

Podem ver aqui, na página facebook toda a informação dos Dadores de Sangue - Centro Hospitalar Lisboa Norte,EPE

Hoje foi aqui e espero daqui a 4 meses lá voltar





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião