quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Haja Saúde, certo?

Tenho estado ausente deste meu/nosso espaço porque lá em casa estivemos todos doentes (alguns de nós ainda a recuperar).

Na 5ªf passada a crise de sinusite piorou de tal forma que a minha noite foi bastante complicada. A parte mais "dolorosa" foi mesmo a falta de ar.
Na 6ªf de manha resolvi ir ás urgências do Centro de Saúde do Montijo...
Como a noite foi complicada resolvi descansar um pouco mais e saí de casa já passava das 10h30. Uma hora razoável para ir a um Centro de Saúde...achava eu.
Ainda não eram 11h quando entrei no Centro e tirei a senha para as urgências. Esperei cerca de 10 minutos e fui atendida:

Funcionário - "Bom dia!"
Eu - "Bom dia!"
Funcionário - "O que precisa?"
Eu - "De marcar uma consulta para as urgências!"
Funcionário - "A esta hora?A esta hora já não dá!"
Eu - (Ainda olhei para o relógio para ter a certeza das horas) "Mas eu estou aflita! Preciso de ser vista por um médico!"
Funcionário - "Pois! Mas já não dá! Se estiver muito mal, vã ao hospital!"

Fez-se silêncio, agradeci e vim-me embora!
Bolas! Como é que isto é possível???
Desesperada como estava, e porque existe um Centro Médico mesmo ao lado (boa estratégia esta) e que por acaso trabalha com o meu Seguro de Saúde, lá fui eu ver se conseguia marcar consulta.
E é claro que consegui consulta, consegui que me vissem, que me diagnosticassem uma grave crise de sinusite e ser logo medicada.
O médico que me atendeu ainda me perguntou como é que eu o tinha descoberto...disse-lhe que os colegas dele ali do lado, ás 11h já não marcavam consultas!!

Lá saí do consultório com a receita e rumo à farmácia. Antibiótico, Nimed e Spray para o nariz.

Comecei a tomar o antibiótico nesse mesmo dia. No dia a seguir tivemos que fazer uma viagem até Tomar (ir e vir) e quando cheguei a casa e voltei a tomar o antibiótico. 10 minutos depois de tomar o comprimido, comecei a sentir taquicardia :(. Passei uma tarde complicada, sempre com o coração aos pulos. Ainda "chateei" uma das minhas amigas enfermeiras e ela explicou-me que podia ser um efeito secundário, mas aconselhou-me a continuar a tomar...
Domingo de manha saí de casa com o A. para o ir levar à catequese.
Aproveitei e passei pela farmácia para questionar sobre o antibiótico. Explicaram-me que realmente um dos efeitos secundários raros do antibiótico era o aceleramento cardíaco e que poderia gerar complicações...what????
Viemos para casa, almoçamos, passamos a tarde entre filmes e brincadeiras. Voltei a tomar o sacana do comprimido mais uma vez...e voltei a sentir os sintomas :(. E decidi não voltar a tomar mais! Também já me sentia mais aliviada...
Ao final do dia o R. começa a ficar com febre, dores no corpo...Uma noite agitada, com lamurias de quem não se sente bem!
2ªf de manha saímos todos de casa, eu resolvi tratar carro para Lisboa e ... 12h e ligam da escola :(
O A. estava com febre! Pai e filho com febre e dores no corpo!
Rumei a casa e quando cheguei estavam os dois enfiados na cama, com frio, febre...o cenário completo!
O meu homem mais velho não sabe estar doente e a paciência para ser visto, medicado e cumprir com as regras, é uma tarefa complicada.
Com o seguro de saúde que temos podemos chamar um médico a casa. E foi isso que o R. quis.
Liguei e passada uma hora tínhamos o médico em casa.
Diagnóstico: Gripe, no caso do R. já em estado avançado.

Posso-vos dizer que desde 2ªf que os dias e noites não tem sido fáceis. Desde febres de 38,5, a dores no corpo, tosse irritante...e escusado será dizer que também eu depois fiquei doente.
Família é isto mesmo, na Saúde e na Doença, certo? Todos de quarentena!
Ainda liguei para Saúde 24 e deram-me excelentes conselhos! E ainda esta manha ligaram a perguntar como estávamos :)

Hoje, 5ªf, regressamos todos à rotina diária. Vamos ver como estamos todos quando chegarmos a casa!

Haja Saúde, certo?!
Sem ela, ficamos tão frágeis...

Foto tirada da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião