terça-feira, 27 de outubro de 2015

T.P.C.’s vs Pré Adolescência Antecipada

Desde que fui mãe que a minha vida mudou, de várias formas, em várias fases e sempre procurando o bom senso.

A verdade é que estou numa fase de exaustão psicológica, onde dou por mim a tentar auto acalmar-me. Dou por mim a pedir ao R. que me ajude a procurar o meu equilíbrio mental…

Aqueles que são pais como eu, e cujos os filhos ainda não estão na escola e não tem trabalhos de casa…MEUS AMIGOS, APROVEITEM!!!!!

O meu A. tem 7 anos (quase a fazer os 8), a carga horária diária é das 9h30 às 17h30, em que tem 3 dias de educação física na escola e tem 3 dias de Karaté fora da escola.
Normalmente traz poucos (ou não traz) trabalhos de casa para fazer mas quando chega à 6ªf os trabalhos de casa aparecem e não são poucos.
Por regra, mesmo que não traga trabalhos fazemos revisões de alguma das disciplinas. Tentamos com que exercite a mente em alguma matéria.

Estas crianças têm uma carga horária enorme, onde o espaço/tempo para brincar é cada vez menor.
Entre trabalho/escola, acompanhamento/treino, rotina diária/lazer, o tempo que nos sobra é cada vez menor.
E lá vamos tentando, dentro do melhor possível aproveitar da melhor forma possível o tempo que nos resta.

Devido à rotina semanal (que será tema para outro post), é ao sábado que tenho tempo para as compras e limpeza da casa.
E é também neste dia, que a manha ou a tarde é dedicada a acompanhar os estudos do A.
Entre as dificuldades dele, a falta de concentração, a pré adolescência (ou lá o que isto for), dou por mim a exaltar-me, a não conseguir perceber por que razão não percebe o que lhe explico…
“Tu não sabes explicar bem!”! Ora bolas!
Os conteúdos que estas crianças dão na escola…quando chegarem ao secundário sabe lá Deus o que vão aprender.

Este último sábado foi “doloroso”…optei por tratar da casa logo de manha, levei o A. ao cabeleireiro, almoçamos e rumo a casa para estudar.
Embora lhe tivesse explicado que iríamos fazer os trabalhos de tarde e que o lazer só viria depois de estar tudo feito, começou logo a molengar. Faço um esforço para que faça os trabalhos sozinhos e só em caso de dúvida me chama…mas as dúvidas aparecem logo que agarra nos cadernos.

Imagem tirada da net 

Ainda consegui adiantar o jantar enquanto o ajudava mas rapidamente comecei a “bater mal” com as dúvidas existenciais.
No meio do desespero, liguei ao R. para saber quando saía do trabalho…precisava de fazer pausa!
Eram 19h10 quando o R. chegou a casa…peguei nas chaves, respirei fundo, disse para ser ele a continuar a ajudar o A. e saí de casa! Terapia no mediato, ir às compras ao Pingo Doce lol!

Quando regressei já tinham feito os exercícios que estavam em falta, tinham revisto todos os outros e tudo estava calmo… e eu, arrumei as compras e fiz o jantar.
Jantamos, conversamos, reconhecemos os erros de cada um e mais uma vez prometermos ser melhores…
Eu preciso de aprender a controlar as emoções, preciso de aprender a compreender melhor as atitudes…mas também preciso de educar o A. diariamente.
Sinto que lida comigo de forma diferente, que me coloca á prova constantemente… e com o R. isto não acontece.

E dou por mim em revolta constante comigo mesma. Triste porque não me controlo nem controlo as minhas emoções.

A noite de sábado foi calma e todos descansamos.

No domingo o A. acordou sozinho, fez tudo com calma e às 9h30 estávamos prontos para ir para a catequese.

Entre a catequese e missa consigo ter uma 1h15 só para mim J
E aproveitei para relaxar, beber um café e estar com os meus pais J

Quando cheguei à igreja o A. veio ter comigo e pediu-me uma moeda para ir comprar uma vela, para colocar junto à imagem de Nossa Senhora.
Perguntei qual a finalidade da vela…respondeu, “para que eu me porte melhor”. Contive a lágrima e quando o ajudei a acender a vela, também eu pedi a Nossa Senhora para me ajudar a ser melhor.

Bolas, isto da maternidade não é fácil…


Que Hoje, eu seja melhor do que aquilo que fui ontem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa tua opinião