segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ciência Viva!

Este sábado tivemos uma manha cheia de Ciência!!

Comprei um Sapo Voucher em Maio do ano passado para ir visitar o Pavilhão do Conhecimento. Paguei 8.5€ por um Voucher que incluía 2 adultos e filhos. Achei interessante e compensador pois o Bilhete Família custa 20€.

Fui adiando, adiando e no final do ano resolvi que iríamos no dia 31...e descobri um dia antes que o Pavilhão estava fechado no 31. Liguei para lá e deram-me um contacto de mail para solicitar o prolongamento do voucher. Foram rápidos e prestáveis, prolongado o voucher até dia 31 de Janeiro.

O A. andava todo entusiasmado e convidamos os Amigos T. e T. para nos acompanhar!

A alvorada fui cedo! 8h e o despertador já tocava!
Banho, vestir, pequeno-almoço e rumo ao centro do Montijo! Tínhamos um bus para apanhar!
Resolvemos vir de transportes para a Expo, porque no final do passeio tínhamos boleia para o regresso e assim seria 2 em 1, menos um carro a circular e a emoção de vir de bus...para o A., claro!

No Montijo, ao sábado, só existe um autocarro a fazer viagem para a Expo e este circula de hora a hora.
9h30 em ponto e já estamos dentro do bus! Este autocarro, por ser o único ao sábado a fazer esta viagem, passa por muitas paragens...Montijo - Samouco - Alcochete - Expo! 27 paragens contamos nós!
Mas o dia estava lindo e foi uma viagem "feliz"!

10h15 e chegamos à Gare do Oriente! Ainda tivemos tempo para comer qualquer coisa e o A. quis ir ver a Fnac!
Passeamos e tiramos fotos!!

O Pavilhão abre ás 11h e a essa hora já estamos juntos para entrar!! E mais uma sessão de fotos :)

Assim que entramos no Pavilhão temos um robot que faz as delícias de crianças e adultos! Fala contigo e até dança!!

Com este bilhete tínhamos direito a ver todas as exposições e, sendo um bilhete diário, permitia que saíssemos e voltássemos a entrar a vezes que quiséssemos neste dia.
Como tínhamos planos para o almoço, tentamos aproveitar ao máximo tudo o que tínhamos para experimentar!

Uma das exposições era Espinafres & Desporto, onde explica o que devemos fazer para ter um estilo de vida saudável!

Sendo o A. um desportista nato, tentou experimentar tudo e mais alguma coisa!

O A. adorou a Parede de Obstáculos, andar de Bicicleta em cima da corda e saltar à corda!

Também vimos a Viral Exhition, uma exposição para Escolas e Famílias. A exposição tem 24 módulos interativos, divididos em 5 áreas. Em cada uma os visitantes exploram o contágio numa narrativa que engloba fenómenos de biologia, epidemiologia e saúde pública, a ciência das redes, psicologia e das ciências sociais. Mais do que uma exposição, VIRAL, é uma experiência positiva, divertida e contagiante!

Estivemos também no Espaço Doing, onde podemos explorar, criar e imaginar! Apela acima de tudo ás brincadeiras feitas por nós, com papel, canetas, copos, palhinha...brinquedos didácticos, sem recurso ás tecnologias que nos sufocam diariamente. Este espaço tem workshops todos os meses, por isso é só estar atento ao calendário!

Também passamos na Exposição de Fotografia, onde podemos perceber como se formam tornados, como ás vezes a ilusão de óptica nos permite sonhar... uma Exposição que pretende homenagear as mulheres cientistas portuguesas! Portugal é um dos países da Europa onde é maior a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação e esse facto não é estranho aos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia portuguesas têm alcançado nas últimas duas décadas, com muitas investigadoras portuguesas a merecer altas distinções internacionais.

Foi sem dúvida uma manha bem passada, lúdica e em excelente companhia!

Vou ficar atenta aos Vouchers para o Pavilhão do Conhecimento!
Aconselho-vos a fazer o mesmo!